Psicanálise e Cinema

Curso Internacional de Especialização em Psicanálise e Cinema.



Apresentação

Dentre os objetivos da especialização em psicanálise e cinema se encontra o de fazer conviver o discurso psicanalítico junto com os demais discursos no âmbito da universidade e da cultura, enriquecendo-se e potencializando-se mutuamente, sem se levar pelas tensões e os pontos de divergência.

Por esta razão, consideramos necessário propor uma especialização, a qual tem sua referência o Centro de Estudios Superiores en Psicoanálisis y Psiquiatría e os convênios que a instituição pode fazer, neste caso com a cidade de Goiânia-Go-Brasil, conjuntamente com o Instituto e Clínica Dimensão.

Entendemos que a referida proposta tenha uma importância substantiva na atualidade, época em que se apresenta regida pela mudança constante, onde suas ordens de significação vão se modificando ao mesmo ritmo e são revolucionadas pelos progressos da ciência e a primazia da imagem e suas variáveis no século XXI.

A revolução no campo do saber não está inserida somente na aquisição de novos conhecimentos, senão também, pela globalização do mesmo, o qual trás como conseqüência, dentre outras, que a imagem do “mestre” se desvaneça dando lugar também a certa reconfiguração da relação psicanalítica, devido a uma ordem relacional que se tem modificado conjuntamente, a qual nos impõe um estudo constante das novas formas de subjetividade concomitantes às referidas mudanças culturais.

A pós-graduação que propomos coloca em relevo a idéia de que o campo do saber psicanalítico está submetido aos avatares de sua época, pelo que se supõe, que todo aquele que se interesse pelo referido campo, não pode pensar sua formação como finalizada. Portanto, esta proposta de um curso de especialização, expressa a vocação de contribuir com a atualização constante do saber psicanalítico e sua adaptação as modificações próprias da nossa época, as quais nos impõem uma revisão constante da teoria e da prática, fundamentalmente, onde o Cinema tem uma importância vital.


Plano de Estudos

O plano de estudos da especialização em psicanálise e cinema é de caráter estruturado e de modalidade presencial. Consta de três módulos temáticos e de uma oficina de práticas profissionais de caráter obrigatório que conjuntamente estabelecem o modo de ensino continuo e atualizado em ambas disciplinas: A Psicanálise por um lado e o Cinema por outro, implicados entre si.

A pós-graduação culmina com a apresentação e aprovação de um trabalho final integrador. Os conteúdos propostos no plano de estudos, permitiram afiançar o processo de aprendizagem e articular sistematicamente as diferentes linhas temáticas da pós-graduação, buscando um equilíbrio adequado entre a formação teórica e a aplicação prática profissional.

Para a formação integral dos alunos, consideramos pertinente distinguir três áreas de conhecimentos e uma de práticas profissionais:

1. Teoria e Técnica Psicanalítica (cursos teóricos).
2. Conexões Epistêmicas com a Cinematografia (cursos teóricos).
3. Práticas Profissionais Documentais (curso teórico-prático).

Estrutura

A gestão acadêmica e direção de carreira se encontram organizadas sobre a base de uma estrutura composta por:
a) Diretor: Dr. Carlos Gustavo Motta (Buenos Aires)
b) Comitê Acadêmico: Néstor Jones / Liz Spett
c) Coordenador Técnico Acadêmico no Brasil: Mr. Eli Antônio Cury
d) Conselho Consultivo no Chile: Natalia Ortiz
e) Coordenador Técnico Acadêmico no Chile: Miguel Rodriguez
f) Tutores: Matias Domiguez, Marcela Carafenchos, Luisina Rugilo
g) Colaboradores: Igor Siqueira Lima

Os referidos dirigentes desempenham e cumprem suas funções de acordo com o dispositivo do Regulamento Acadêmico de Posgrado del Centro de Estudios Superiores en Psicoanálisis y Psiquiatría.

Direção e Coordenação: Carlos-Gustavo Motta. É psicanalista e cineasta, com pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Professor titular de psicopatologia e práticas profissionais, clínicas na Universidade Del Salvador, onde participa ativamente no doutorado em psicologia e no mestrado e doutorado em psicanálise (convênio APA/USAL). Diretor Acadêmico da primeira Diplomatura Internacional em psicanálise e cinema, realizado através do Centro de Estudos Superiores em Psicanálise e Psiquiatria, realizado na Aliança Francesa de Buenos Aires, Sede Palermo. Membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP); Membro da Escola de Orientação Lacaniana (EOL) e membro da Associação Argentina de Saúde Mental (AASM). A partir de 2014, é organizador das jornadas nacionais de psicanálise e cinema que se realizam na Aliança Francesa de Buenos Aires. Em 2016 presidiu a primeira Diplomatura de psicanálise e cinema.

Coordenador Técnico Acadêmico: Eli Antônio Cury. É psicanalista, doutorando em psicanálise pela USAL – AR. Mestre em psicologia clínica pela PUC – RS. Especialização em psicanálise – PUC –SP; Em psicologia clínica – PUC- RS; Em Rorschach e Técnicas Projetivas pela Associação Argentina de Psicodiagnóstico de Rorschach e Técnicas Projetivas. Membro – Fundador da Associação Goiana de Rorschach e Técnicas Projetivas, ligada a ALAR e International Society for the Rorschach. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae – SP. Diretor – Presidente do Instituto e Clínica Dimensão.

Módulos:

1. Teoria Psicanalítica
2. Conexões Epistêmicas com o registro cinematográfico
3. Práticas profissionais documentais

Informações:

Início do Curso: 22 de março de 2019.
Duração do Curso: 08 meses (112 horas). 1 Final de semana por mês.
Horários: Sexta-feira (19:30 ás 21:30) - Sábado (08:00 ás 18:00) - Domingo (09:00 ás 13:00)
Valor do Curso: R$ 700,00 mensais.
Local: Instituto Dimensão - Rua 1121, Nº 249, Qd.217 LT.10 - St. Marista. Goiânia/GO

Certificado Incluso

Telefone: (62) 3242-1366
WhatsApp: (62) 99129-7433
E-mail: sac@dimensaobrasil.com.br


Receba as Novidades

Dimensão Brasil ~ 40 anos!
Instituto, Clínica e Livraria PSI.

Fale Conosco